Jornal Correio Braziliense

Brasil

Presos liberam reféns e encerram rebelião no Paraná

Os reféns fizeram exames e passam bem, conforme a secretaria

A rebelião na Casa de Custódia de Maringá, no noroeste do Paraná, terminou por volta das 12h30 de hoje (31) após os dois últimos agentes penitenciários, mantidos como reféns, serem liberados, informou a Secretaria de Segurança Pública. Três detentos foram levados para um hospital da cidade com escoriações. Os reféns fizeram exames e passam bem, conforme a secretaria.

[SAIBAMAIS]A rebelião começou por volta das 15h de segunda-feira (29). Segundo a secretaria, um grupo de detentos de uma das alas da Casa de Custódia rendeu os sete agentes penitenciários quando voltavam às celas, após o retorno do banho de sol.



Conforme a secretaria, os presos exigiam o fim do uso de algemas, durante transferências, e melhorias na assessoria jurídica, assistência médica e alimentação. Essas demandas estão sendo analisadas pelo governo.

Alguns presos também pediram transferência para outros presídios, mas a solicitação esbarra em uma resolução do governo paranaense que proíbe a negociação de transferências de presos rebelados para outras unidades penais.

A Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) agora inspeciona a situação no interior do estabelecimento prisional e realoca os presos nas celas. Com capacidade para 650 detentos, o local mantém 636 pessoas.