Jornal Correio Braziliense

Brasil

Réveillon: Copacabana terá 2 milhões de pessoas e dez navios de cruzeiro

A queima de fogos acontecerá a partir de balsas ancoradas na orla marítima da cidade



Como acontece todos os anos, será montado centro de coordenação entre a CPRJ e o Cbmerj, a bordo de um navio patrulha, ;para coordenação da salvaguarda da vida humana no mar, e a separação dos barcos dos espectadores por tamanho, para evitar acidentes durante e após o final dos shows pirotécnicos;.

Segundo a Capitania dos Portos, as embarcações de esporte, recreio e turismo náutico serão posicionadas em duas áreas distintas, de acordo com o seu porte. Os barcos maiores serão posicionados mais próximos da entrada da Baía (área azul), os menores permanecerão mais próximos do Forte de Copacabana (área cinza), de forma que, no final do evento, os barcos maiores e mais velozes se desloquem na frente dos menores e mais lentos. Haverá, ainda, uma área (área branca), mais próxima do Forte de Copacabana, destinada a refúgio de embarcações pequenas, em caso de mau tempo.

A Capitania dos Portos recomenda, também, que os navegantes prestem atenção às previsões meteorológicas e às normas da segurança no mar, não esquecendo, entre outros procedimentos, a disponbilizar nas embarcações a carta de navegação, coletes salva-vidas e extintores de incêndio, mantendo distância segura dos barcos em relação às praias e aos banhistas. Além dissso, as embarcações devem respeitar a lotação permitida.