O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fez a primeira recomendação para prevenir novas tragédias com base na apuração do que provocou a queda do avião que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) em 13 de agosto deste ano.
[SAIBAMAIS] A recomendação do Cenipa pede que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) %u201Cassegure%u201D que os pilotos recebam o treinamento correto para operar no Brasil a aeronave Cessna 560-XL, envolvida no acidente, e também verifique, ao emitir as licenças para os pilotos, que seja realizado um correto treinamento de %u201Cfamiliarização%u201D ou de "diferenças" com outros modelos de aeronaves Cessna e também em relação a outras aeronaves do mesmo fabricante.
A FAB salienta que, "fato que gera a recomendação nem sempre está ligado aos fatores que contribuíram para o acidente".
O Cenipa não informou a relação direta da recomendação com o acidente. A FAB salienta que "o fato que gera a recomendação nem sempre está ligado aos fatores que contribuíram para o acidente. Só com o relatório final, ao término das investigações, será possível confirmar ou descartar a correlação."