Jornal Correio Braziliense

Brasil

MP desmantela quadrilha de tráfico de drogas que agia em quatro estados

Grupo transportava entorpecentes em carros de luxo, segundo a investigação policial



De acordo com o MP, crimes de tráfico de drogas começaram na região de Dourados e no município fronteiriço de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul. A investigação aponta que a mercadoria partia de Coronel Sapucaia para outros estados, principalmente para São Paulo e Goiás. Uma marca registrada da quadrilha, segundo o MP, era o uso de carros de luxo para transportar a droga.

Parte desses veículos chegava a Dourados em caminhões articulados do tipo cegonha e seguiam o município fronteiriço onde eram carregados com maconha. Os motoristas que conduziam a droga contavam com o auxílio de batedores e olheiros.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, as informações que deram início as investigações davam conta de que um goiano que morava em Coronel Sapucaia estaria enviando mais de duas toneladas de maconha por mês para Goiás e São Paulo. Ainda de acordo com o MP, o goiano foi identificado, mas, durante as investigações, foi assassinado. Após a morte, a chefia da quadrilha foi passada para o sobrinho e mãe do suspeito.

A dupla de criminosos contou com ajuda de um foragido da Justiça que, além de fornecer a droga, também coordena um núcleo de pessoas a seu serviço para a execução de roubos de camionetes e veículos de luxo. Em São Paulo, os integrantes da organização criminosa negociavam com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para forneceram drogas. Em troca, como parte do pagamento, o grupo recebia veículos de origem ilícita.