postado em 23/11/2014 19:14
Ao todo, 160 casais homossexuais oficializaram união hoje (23) simultaneamente, no Armazém Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro. Esta foi a quinta cerimônia de casamento civil homoafetivo realizado no estado e a maior cerimônia do mundo, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadora do evento. No total, mais de 500 casais foram beneficiados com a iniciativa, resultado de parceria entre a secretaria o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro.
A abertura da cerimônia foi feita com a performance do travesti, atriz e cantora Jane Di Castro, que interpretou Emoções, de Roberto Carlos. A própria Jane Di Castro foi uma das noivas. Ela oficializou a união de 47 anos com o companheiro Otávio Souza Bomfim. ;É um momento maravilhoso. Para quem veio da ditadura isso que estamos vivendo é um paraíso. É uma realização e uma vitória;, disse a artista ao comentar que o marido foi o primeiro e o único amor da vida dela.
O professor de português Carlos Freire e o cozinheiro Antônio Otávio de Lima estão juntos há sete anos e já pensavam em casar antes da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu os direitos dos casais homoafetivos, em maio de 2011. Eles ficaram sabendo da cerimônia pela internet. ;Fomos os primeiros a nos inscrever;, disse Antônio. ;Já estávamos pensando em dar entrada e se fosse negado iríamos até as últimas instâncias, pois eu e meu companheiro podemos usufruir dos mesmos direitos que qualquer outra família;, contou. A lua de mel já está marcada. Será em janeiro no Recife.
[SAIBAMAIS] O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro, João Silva, foram o primeiro casal a ter a união convertida em casamento no estado do Rio de Janeiro. ;É uma ação afirmativa para chamar a atenção de todos para as conquistas e os desafios na área dos direitos civis e humanos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros). O casamento garante a possibilidade de vários projetos de futuro juntos, como a casa própria, ampliar a família e um nível de segurança jurídica formidável;, destacou.
Nascimento explicou que pelo grande número de casais desta edição o espaço foi ampliado para garantir a presença dos mais de 1,5 mil convidados. ;Na primeira cerimônia tivemos 43 casais, na última, 132 e a tendência é crescer mais, pois os casais vão se encorajando, percebendo que o evento é digno e organizado, que eles serão tratados com respeito;. A próxima cerimônia será no Maracanzinho.
Stefani do Couto, 33 anos, foi convencida pela companheira, Gisele Domiciano, 32 anos, a consumar a união estável. ;Para mim sempre foi um sono e quando fizemos dois anos de namoro disse que queria casar com ela;, contou Gisele. ;Nunca me vi casando, mas me deixei levar;, comentou Gisele.
A assistente de estúdio de TV Suzana Amâncio, 27 anos, e a fotógrafa e designer Gláucia Rafael Pereira, 25 anos, se conheceram há quase seis anos por intermédio de uma amiga e estão juntas até hoje. A decisão de se casar surgiu há algum tempo. ;Acho que só quando colocar a aliança é que [a ficha] vai cair, porque mesmo morando juntas, este momento é único, pois é a oficialização da nossa união perante a sociedade;, comentou Suzana. ;E queremos construir uma família, ter filho e isso faz toda a diferença para nós: ser reconhecido como um casal de verdade;, completou a noiva. A lua de mel ainda está sendo negociada entre Peru e Disney.
Após a cerimônia, os recém-casados e convidados comemoraram o matrimônio em uma recepção oferecida pelo governo do Rio no próprio Armazém Utopia.