O comandante do 41; Batalhão de Polícia Militar (Irajá), tenente-coronel Luis Carlos Leal, está reunido com representantes da Justiça para definir ações com o objetivo de cumprir imediatamente a reintegração de posse do condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, na zona norte do Rio. As moradias foram invadidas na noite de domingo (9/11), com ajuda de criminosos armados. A Polícia Militar (PM) faz a segurança da área com o apoio de um carro blindado, estacionado nas proximidades do empreendimento imobiliário.
O juiz da 1; Vara Cível da Regional da Pavuna Paulo José Cabana de Queiroz Andrade atendeu ao pedido da Construtora BR4 Empreendimentos e Participações Ltda, responsável pela obra. O juiz determinou nesta quinta-feira (13/11) a reintegração de posse do conjunto habitacional Residencial Guadalupe do Programa Minha Casa, Minha Vida, com ajuda de força policial, para retirada e identificação dos invasores.
No documento, o magistrado determinou notificações por ofício ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Corpo de Bombeiros, requisitando apoio de ambulâncias para a operação. O Conselho Tutelar também foi notificado para acompanhar a diligência e acolher crianças desacompanhadas dos pais e solicitou a presença de agentes da Secretaria de Assistência Social do município para o encaminhamento de idosos em situação de risco.
O conjunto habitacional fica na favela Gogó da Ema, na área do Morro do Chapadão, considerada a região mais perigosa da cidade, para onde se refugiaram muitos criminosos expulsos do Complexo do Alemão, depois das ações de pacificação.
Em uma outra ação para coibir o tráfico de drogas e armas, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atua no Morro da Pedreira, na região do Complexo do Chapadão.
A operação conta com o apoio de cinco veículos blindados e tem como objetivo checar informações sobre a localização dos responsáveis pelo resgate do traficante Jhony Luiz da Silva, o Bebezão, no Hospital Estadual Azevedo Lima em Niterói, na última segunda feira (10/11).
De acordo com a Polícia Militar (PM), houve confronto e durante a ação dois suspeitos foram feridos e socorridos ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na zona norte do Rio. Com os suspeitos, os policiais apreenderam dois fuzis, um AK-47 e um M-16. A ocorrência foi registrada na 39; Delegacia de Polícia.
De acordo com a polícia, o traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, é o chefe do Morro da Pedreira e também comanda as comunidades da Lagartixa, Quitanda, Final Feliz e Terrinha. O Complexo do Chapadão seria atualmente o quartel-general da facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA). Celso Pinheiro Pimenta é atualmente um dos criminosos mais procurados pela polícia do Rio. O Disque Denúncia oferece R$ 20 mil por informações que levem à prisão de Playboy.