Jornal Correio Braziliense

Brasil

ANA diz que regulação do Cantareira é feita por acordo com São Paulo

A ANA informou que tem liderado a busca de consenso técnico entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o objetivo de aumentar a segurança hídrica das bacias

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou nesta terça-feira (21/10) uma nota esclarecendo as suas atribuições e o relacionamento com o estado de São Paulo na gestão do Sistema Cantareira. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o informativo distribuído aos veículos de comunicação é uma resposta às declarações feitas nesta segunda-feira (20/10) pelo candidato à presidência Aécio Neves, com relação à atuação da ANA na gestão do Cantareira.

A agência diz que vem descentralizando suas competências regulatórias por meio de delegações, e que desde 2004 todas as ações regulatórias em relação ao Sistema Cantareira foram adotadas por acordo técnico entre a ANA e o órgão regulador estadual, o Departamento de Águas e Energia Elétrica. O órgão lembra que, em fevereiro deste ano, com as perspectivas do agravamento da estiagem, foi feita uma reunião com órgãos estaduais e federais para discutir a questão.

A ANA informou que tem liderado a busca de consenso técnico entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o objetivo de aumentar a segurança hídrica das bacias do Rio Paraíba do Sul e do Piracicaba, Capivari e Jundiaí. ;Diante da severa estiagem e suas possíveis consequências para a população, é fundamental manter a cooperação e confiança entre os atores institucionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos brasileiros;, informa a entidade.



Durante visita ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, Aécio Neves disse que a crise da água em São Paulo tem sido enfrentada de forma adequada pelo governador Geraldo Alckmin, e o que ;talvez tenha faltado; nessa questão foi um apoio maior do governo federal, por meio da ANA. Ele prometeu que, se eleito, promoverá parceria com os estados para investir na segurança hídrica.