A neblina que atingiu a cidade do Rio de Janeiro nesse domingo (12/10) e nesta sgeunda-feira (13) provocou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont para pousos e decolagens em pelo menos três ocasiões. O reflexo disso foram atrasos, cancelamentos de voos e filas no saguão do aeroporto, que opera voos domésticos do Rio para outras cidades brasileiras.
Ontem, o aeroporto ficou fechado por quase seis horas, provocando vários cancelamentos. Na manhã de hoje, foi mais meia hora, entre as 7h40 e as 8h10. Os passageiros que tiveram seus voos de ontem remarcados para hoje se juntaram aos passageiros de hoje, que também tinham reservas em voos atrasados e cancelados.
O saguão ficou superlotado com filas nos balcões de check in das quatro companhias aéreas que operam no terminal: Tam, Gol, Avianca e Azul. Por volta das 11h30, nos setores da Gol e da Tam, era difícil transitar.
O voo de Álvaro Fernandes previsto para sair às 10h40 do Rio com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelado. Às 11h30, ele tentava remarcar seu voo. ;Me falaram para entrar nessa fila e remarcar meu voo. Ainda não sei quando vou conseguir viajar;, disse o passageiro.
Já o voo de Lucilene Guerreiro, previsto para as 11h15, com destino São Paulo, estava atrasado há pelo menos meia hora. ;Fui ao terminal [automático] tentar fazer o check in, mas ainda não está aberto para mim. Vou ter que esperar nessa fila para falar com um atendente;, disse.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve reforço no efetivo de atendentes no aeroporto. Até as 12h, dos 74 voos previstos para a manhã de hoje, 32 estavam atrasados e 17 foram cancelados. Pelo menos seis voos que chegariam na manhã de hoje ao Santos Dumont foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).