Imagens que começaram a circular nesta sexta-feira (19) na internet mostram o exato momento em que um policial militar que participava de uma operação contra produtos falsificados na zona oeste de São Paulo atira na cabeça do vendedor ambulante Carlos Augusto Muniz, de 30 anos. Ele não resistiu ao ferimento e morreu. O PM Henrique Dias Bueno de Araújo, 31, foi preso em flagrante. O disparo fatal ocorreu por volta de 17h dessa quinta-feira (18/9), na rua 13 de outubro, Lapa, zona Oeste da capital paulista.
Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, houve uma aglomeração de pessoas no local no momento em que os militares apreenderam as mercadorias. Os ambulante chegaram a jogar objetos contra os policiais, que revidaram com gás de pimenta. Na confusão, Carlos Muniz tentou tirar o spray da mão do policial, que disparou contra a cabeça da vítima. O enterro deve ocorrer no Piauí, local onde o ambulante nasceu.
Atenção: vídeo forte e sem cortes
[VIDEO1]
Após o tiro, o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e a Corregedoria da Polícia militar foram acionados. A pistola do policial foi apreendida para perícia. O militar Henrique Araújo foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, onde aguarda julgamento. A Secretaria de Segurança pública alegou que ficou comprovado que o PM agiu com dolo eventual - quando assume o risco de matar. O policial foi autuado em flagrante e responderá por homicídio.
Luto
Nesta sexta-feira (19/9), a rua 13 de outubro amanheceu sem a presença de ambulantes. Viaturas da polícia faziam rondas. Contudo, apesar do baixo movimento de clientes, a maior parte das lojas abriram as portas.