Na noite desta segunda-feira (28/7), os brasileiros poderão acompanhar de perto uma chuva de meteoros. O fenômeno, denominado Delta Aquarídeas, poderá ser observado a partir das 20h, e durará a noite inteira. A visibilidade deve ficar melhor entre as 3h da madrugada e o amanhecer de terça-feira.
Nos horários mais intensos, devem cruzar o céu cerca de 15 ou 20 meteoros por hora. Não se preocupe em procurar por binóculos ou outros instrumentos. É possível observar o fenômeno a olho nu. A chuva é visível tanto no Hemisfério Sul quando no Norte.
O astrônomo Airton Lugarinho de Lima Câmara explica que apenas as condições meteorológicas seriam capazes de atrapalhar a visibilidade do fenômeno no Distrito Federal. "Se o tempo estiver aberto, será possível ver", explica, acrescentando que os interessados em ver a chuva de meteoros podem se preparar para fugir da área central: quanto mais longe de áreas com muita iluminação pública, melhor. É só torcer por um céu limpo, procurar uma cadeirinha, se proteger do frio da madrugada e curtir o espetáculo.
Lugarinho esclarece que a "chuva" é na realidade formada por detritos de cometas que, em atrito com a atmosfera terrestre, entram em combustão: "Aquele rastro de luz que se observa é o resultado desse processo".