Na faixa etária de 15 a 24 anos ; população pesquisada pelo Ministério da Saúde em levantamentos periódicos ;, o uso regular do preservativo caiu de 63% para 55% com parceiros casuais, entre 2004 e 2008. Infectologista do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST/Aids da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sandra Wagner Cardoso destaca que é preciso mais do que informação. ;Que está disponível, não há dúvida. E por que o comportamento de risco continua? É isso que precisamos investigar. Acredito que campanhas direcionadas para diferentes nichos, como o dos homens que fazem sexo com homens, é uma medida necessária;, afirma.
Pressão política
Uma campanha com esse mote chegou a ser lançada no carnaval de 2012, protagonizada por um casal de jovens gays. Mas acabou vetada, depois de pressões políticas contrárias à peça publicitária. Em nota, o ministério afirmou que ;os jovens gays sempre foram foco de campanhas de prevenção à DST e à Aids ao longo de todo o ano;, mas não explicou as polêmicas que envolveram a campanha. Acrescentou que a juventude esteve no centro das ações em 2010, 2011 e 2012. Para João Geraldo Netto, estrategista de marketing de 32 anos, que se descobriu soropositivo há sete, o material de conscientização precisa ser mais direto. ;As campanhas não são voltadas para o público mais vulnerável. E os jovens, principalmente gays, estão se cuidando menos;, diz.
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