Jornal Correio Braziliense

Brasil

Unidade de cavalaria da PM vai atuar nas proximidades do Maracanã

Esquadrão tem efetivo diário de 18 policiais e 18 cavalos, podendo aumentar para até 52 PMs e 52 cavalos, se necessário

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro põe em operação, a partir desta terça-feira (10/6), o primeiro esquadrão destacado do Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos (RPMont), que vai ser empregado nos arredores do Maracanã durante os jogos da Copa do Mundo da Fifa.

O esquadrão é uma subunidade de distribuição de policiamento e apoio para os policiais e cavalos, comandado pelo capitão Bernardo Borges Lins Evangelho. Sediado em São Cristóvão, bem perto do Maracanã, o esquadrão tem efetivo diário de 18 policiais e 18 cavalos, podendo aumentar para até 52 PMs e 52 cavalos, se necessário.



Existem no regimento dois esquadrões que atuam internamente. É a primeira vez que um esquadrão começa a atuar destacado da unidade, proporcionando mais facilidade na mobilidade e deslocamento dos policiais para o centro da cidade e os bairros de São Cristóvão e Tijuca, na zona norte da cidade.

Depois da Copa do Mundo, o esquadrão continuará em atividade e poderá ser empregado em eventos esportivos e em manifestações populares.

A PM adquiriu também um caminhão que dispara jatos d;água, com a finalidade de conter eventuais tumultos em manifestações programadas para a Copa do Mundo, mas ainda aguarda a entrega.

Militares do Batalhão de Choque já estão sendo treinados para operar o veículo. A PM já teve um veículo desse tipo, conhecido como Brucutu, usado na época da ditadura militar para conter manifestações políticas.