Jornal Correio Braziliense

Brasil

Governo libera R$ 140 mil para socorro às vítimas das chuvas no Paraná

Segundo o último boletim divulgado hoje pela Defesa Civil estadual, dos 132 municípios atingidos pelo mau tempo, 79 estão em situação de emergência

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou R$ 140 mil para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais no Paraná, atingido por fortes chuvas desde a semana passada. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (10/6) do Diário Oficial da União.



[SAIBAMAIS]Nessa segunda-feira (9/6), o Parque Nacional do Iguaçu registrou a maior vazão de água das Cataratas do Iguaçu em sua história. O volume de água foi 46 milhões de litros por segundo. A marca superou a vazão registrada em 1983, quando atingiu 35 milhões de litros por segundo. A vazão normal é 1,5 milhão de litros por segundo.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, não haverá chuvas significativas no estado até quinta-feira (12/6). A frente fria, que estava estagnada principalmente na região dos Campos Gerais, a mais prejudicada pelos altos níveis de chuva desde a última quinta-feira (5/6), começou a avançar para o oceano, em direção a São Paulo, na madrugada dessa segunda-feira, o que afasta o risco de novas enchentes.

De acordo com o Simepar, a tempestade que provocou sérios estragos foi um evento muito intenso. ;Em termos de dados climáticos, a chuva de sábado (7/6) foi recorde no Paraná desde 1997;, disse a meteorologista Ana Beatriz Porto.