O ex-atacante Fernandão, 36 anos, ídolo do Internacional, morreu por volta das 2h deste sábado (7/6), aos 36 anos. Ele voltava de casa, em Aruanã, cidade no interior de Goiás, para Goiania, capital do estado, quando o helicóptero em que estava caiu. Quatro amigos do ex-jogador também estavam a bordo e faleceram.
O corpo dos Bombeiros do Goiás, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que o ex-jogador Fernandão foi encontrado ainda com vida, mas, devido a mútiplos ferimentos, veio a óbito a caminho do hospital. Ele era o quinto passageiro do helicóptero pilotado pelo Coronel da reserva da PM Milton Ananias, frequentemente acionado por várias autoridades da região para pilotar helicópteros. Ele e os outros tripulantes foram encontrados mortos.
A causa do acidente ainda é desconhecida; há indícios de que a aeronave caiu 15 minutos após levantar voo. As informações preliminares da Polícia Civil de Goiás colocam que o helicóptero saiu do acampamento Fubreca, a 20 km da cidade de Aruanã, e teria caído 250 metro depois.
A estudante Mayara Rosa, de 22 anos, entrou em contato com o Correio Braziliense pelas redes sociais. A jovem, que mora em Brasília, mas é natural de Palmeiras de Goiás, local onde Fernandão possuia uma fazenda, informou ser amiga de um dos integrantes do helicóptero, o produtor rural Antônio de Pádua, conhecido como Bidó.
[VIDEO1]
"Minha família é muito próxima do Bidó, uma pessoa incrível, que cantava com tanta alegria. Ele, infelizmente, estava neste helicóptero, juntamente com Edimilson. É inacreditável os vídeos, fotos que ele postou nessa sexta."
A jovem que estuda medicina veterinária na Universidade de Brasília (UnB), disse que tinha contato com Fernandão. "Eu o conhecia, ele tinha fazenda em Palmeiras. Era uma pessoa tão alegre... É um momento de muita tristeza."
De acordo com informações divulgadas na imprensa, o Corpo de Bombeiros de Aruanã confirmou que a aeronave caiu cerca de 300 metros depois de decolar, em uma praia de água doce. O resgate do ex-atleta e dos demais passageiros ocorreu duas horas depois do acidente. Segundo as autoridades, as análises preliminares indicam que foi uma perda de sustentabilidade que ocasionou a queda.
Pesar
Em nota, o Internacional disse lamentar a morte de "um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do clube" (leia a nota completa abaixo). Também por meio da assessoria de imprensa, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), manifestou pesar pela tragédia.
"As perdas são irreparáveis e não há palavras para expressar a dimensão da tragédia, que vitimou tantas pessoas queridas de nossos círculos familiares e de amizade e também da população de Goiás. Temos a plena certeza de que Deus guiará a todos na plena paz espiritual, reforçada pelas nossas orações", disse o comunicado do governo.
O prefeito de Porto Alegre/RS, José Fortunati, decretou luto oficial de três dias pela morte do Fernandão. Pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte do ex-jogador. ;Campeão mundial de clubes dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter;, ;Lamento muito a morte de #Fernandão, ídolo do Internacional e de todos os amantes do futebol;, ;Fernandão deixará saudades;, publicou a presidente.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, também lamentou a morte do atleta. "Centroavante com faro de artilheiro e espírito de liderança, Fernandão é um dos maiores ídolos da história do Internacional de Porto Alegre. Foi o capitão do time gaúcho na conquista da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Revelado pelo Goiás, onde começou a chamar a atenção por seu talento, defendeu ainda São Paulo, Olympique de Marselha, Toulouse e Al-Gharafa, além de uma passagem pela Seleção Brasileira. Também atuou como técnico e dirigente do Internacional", diz a nota.
Confira a nota do Internacional:
O Sport Club Internacional e a nação colorada estão de luto. Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, perdeu a vida em um acidente de helicóptero ocorrido na madrugada deste sábado (7/6) em Aruanã-GO. O momento é de profundo pesar pela partida prematura do ídolo de 36 anos, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Internacional com seu espírito de liderança, sendo um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do Clube. Fernandão atuou em 190 partidas e marcou 77 gols ; o primeiro deles, logo na sua estreia, em 2004, foi o de número 1000 da história do Gre-Nal. Nascido em Goiânia, mas plenamente identificado com Porto Alegre, foi o capitão do time nas inesquecíveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial FIFA, ambas em 2006, e também desempenhou no Colorado as funções de diretor técnico, em 2011, e de treinador, em 2012. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória.
O Clube do Povo se solidariza com a família e com todos os fãs de Fernandão. Força!
Colaborou Almiro Marcos e Luiz Prisco