A Petrobras ainda não tem previsão para a retomada da produção de petróleo e gás natural na Plataforma de Namorado 1 (PNA-1), localizado no Campo de Namorado, na Bacia de Campos, no norte fluminense. No fim da tarde de sábado (31/5), foi registrado um principio de incêndio nas proximidades do tanque de água da unidade.
Segundo nota da Petrobras, o ;foco de incêndio foi prontamente debelado; e deixou seis funcionários da empresa Odebrecht Oil & Gas com ferimentos leves. Cinco foram desembarcados em Macaé (RJ) e liberados após avaliação médica.
A empresa informou que os equipamentos de combate a incêndio (sistema de dilúvio) foram acionados automaticamente e também houve atuação da brigada de emergência da plataforma, conforme treinamentos feitos pela companhia.
A produção da plataforma foi temporariamente interrompida e ainda não tem data para voltar a operar o que, segundo a Petrobras, ocorrerá após ;as inspeções necessárias;. Em abril, a unidade produziu, em média, cerca de 2,4 mil barris de óleo por dia. A companhia já comunicou o incidente às autoridades competentes e iniciará imediatamente a investigação com o objetivo de apurar as causas do incidente.
Em nota divulgada no fim de semana, o Sindipetro Norte Fluminense informou que o incêndio durou aproximadamente 40 minutos e foi debelado pela atuação automática do sistema de dilúvio. Acrescentou que a Plataforma Namorado 1 está em reforma.
A maioria das vítimas (quatro) sofreu queimaduras de primeiro grau, uma apresenta sintomas de intoxicação e a outra torceu o tornozelo. Todos os trabalhadores eram pintores e estavam em atividade na hora do acidente.
Segundo o sindicato, é o segundo incêndio com vítimas em menos de seis meses na Unidade Operacional da Bacia de Campos. O outro ocorreu no dia 26 de dezembro do ano passado, no convés principal da P-20, ferindo dois trabalhadores.