Jornal Correio Braziliense

Brasil

Morre aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues em Cotia, São Paulo

O cantor fez história com o programa O Fino da Bossa ao lado de Elis Regina


O cantor paulista Jair Rodrigues foi encontrado morto em sua casa, em Cotia (SP), na manhã desta quinta-feira (8/5). Casado com Clodine, ele deixa os filhos Luciana e Jair Oliveira, ambos cantores. O próximo show seria na casa de shows Terra da Garoa, em São Paulo, no dia 15 de maio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascido em 6 de fevereiro de 1939, em Igarapava (SP), o cantor fez história com o programa O Fino da Bossa ao lado de Elis Regina. No início da década de 60, o músico fez sucesso com a gravação do primeiro disco e com músicas como "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória".


O músico consagrado na MPB passou a infância cantando em corais de igreja e começou a carreira musical em casas noturnas, em 1957. No ano seguinte, Jair participou de programas de calouros. Em 1960, mudou-se para São Paulo e lá trabalhou como servente, mecânico e engraxate enquanto tentava prosseguir na carreira musical.

[SAIBAMAIS]Os primeiros sucessos de Jair Rodrigues foram "Deixa pra lá", do disco "Vou de samba com você (1964)". O músico foi responsável por famosos álbuns como "Jair de todos os sambas" (1969), "Festa para um rei negro" (1971) e "Antologia da seresta" (1979), "Lamento sertanejo" (1991) e "A nova bossa" (2004).O cantor ficou imortalizado como intérprete da canção composta por Geraldo Vandré "Disparada", que venceu o Festival de Canção de 1966.


O último trabalho foi lançado ainda neste ano, com o nome "Samba Mesmo". O álbum é um disco duplo com 26 canções e resgatava grandes canções do samba que Jair ainda não havia gravado.



Confira a apresentação de Jair Rodrigues cantando Disparada

[VIDEO1]