Erguida na região metropolitana de Recife, em São Lourenço da Mata, município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades-sede, a Arena Pernambuco custou R$ 532 milhões. Com capacidade para 46 mil pessoas, quase a metade dos moradores da cidade, o estádio fica a 10 quilômetros de Várzea Fria. A comunidade pobre, que fica na zona rural, até pouco tempo só tinha um campo de futebol rodeado de lama e esgoto.
A proximidade com o luxo da Arena Pernambuco não se refletiu em investimentos em esporte e lazer na cidade de 108 mil habitantes - na contagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, os moradores, em parceria com organizações não governamentais reformaram o campo de várzea e criaram condições de as crianças praticarem esporte no contraturno escolar.
;O campo da Várzea tinha muita lama ao redor, se chovesse, alagava, tinha saída de esgoto próximo ao campo, as crianças poderiam pegar algum tipo de doença;, disse Breno Lacet, da Love.Fútbol. Para atuar na comunidade, disponibilizando apoio financeiro e profissional para a reforma do campo, a ONG levou em conta o alto número de crianças e o baixo IDH de São Lourenço da Mata, de 0,6 pontos em uma escala de 0 a 1 ; quanto mais perto de 1, melhor classificado está o município.
[SAIBAMAIS]A união para reforma do campo teve também impacto na mobilização por melhores condições de vida. Depois da inauguração, os moradores conseguiram que a prefeitura asfaltasse a rua de acesso ao bairro. ;Cada cidadão da Várzea, que via a comunidade como foco de marginalização, percebeu que proporcionou, não somente às crianças, mas a todos, oportunidade de lazer e de esporte;, disse Eliane Sebastião dos Santos, coordenadora da ONG Instituto Alberto de Moura.
Com atividades no campo em dias alternados, sobra tempo para roda de leitura, contação de histórias e cidadania, na sede do instituto, em frente ao campo. Em parceria com a rede municipal de ensino, a ONG atende crianças em contexto de pobreza. O novo sonho, agora, é conseguir o apoio para a construção de uma quadra poliesportiva e de uma piscina. ;Aqui é Nordeste, faz muito calor;, brincou Eliane.
O projeto que deu origem a esta reportagem foi vencedor da Categoria Rádio do 7; Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, realizado pela Andi, Childhood Brasil e pelo Fundo das Nações Unidos para a Infância (Unicef).