Jornal Correio Braziliense

Brasil

Julgamento do Carandiru foi vitória contra impunidade, diz Dilma

Por meio de conta no Twitter, a presidente destacou que o julgamento garantiu aos réus o amplo direito de defesa e transcorreu em conformidade com as regras do Estado de Direito



No total, 73 policiais foram condenados. Na primeira etapa do julgamento, ocorrida em abril do ano passado, 23 policiais foram condenados a 156 anos de reclusão cada um pela morte de 13 detentos. Na segunda etapa, em agosto, 25 policiais foram condenados a 624 anos de reclusão cada um pela morte de 52 detentos. Em 19 de março, mais dez policiais militares foram considerados culpados pela morte de oito detentos: nove dos policiais foram condenados a 96 anos de prisão cada um, enquanto o outro foi condenado a 104 anos por já ter uma condenação anterior.


Conhecida como Carandiru, a Casa de Detenção de São Paulo funcionava na zona norte da capital. Foi inaugurada em 1920 e chegou a abrigar mais de 8 mil presos durante o período de maior lotação ; sendo apontado como o maior presídio da América Latina. A unidade foi desativada e parcialmente demolida em 2002.

[SAIBAMAIS]