Ao avaliar o mau desempenho dos brasileiros, especialistas em educação apontam que o problema está além das carências do estudo da matemática. Segundo a diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscilla Cruz, os adolescentes brasileiros começam a sentir dificuldades já na interpretação das questões. ;Eles leem o enunciado e não entendem aquilo que o problema está pedindo.; De acordo com o relatório da OCDE, as habilidades para resolução de problemas podem ser desenvolvidas por meio de diversas atividades curriculares.
Enquanto alunos de países da OCDE obtiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram, em média, 428 pontos. O relatório mostra que 47,3% dos nossos alunos tiveram baixa performance e que só 1,8% conseguiu solucionar os problemas de matemática mais complexos. ;Infelizmente, essa pesquisa não traz de nada de novo para quem vem acompanhando todas as edições do Pisa. Essa prova está atrelada ao final do ensino fundamental e começo do ensino médio. Essas são as duas etapas que a gente tem conseguido avançar menos;, ressalva Priscilla.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique