Jornal Correio Braziliense

Brasil

Propaganda do Metrô de SP fala de 'xaveco a mulherada' em vagões lotados

O anúncio foi divulgado em uma rádio meio às notícias de assédio a mulheres no transporte público

No momento em que o país discute medidas para diminuir o assédio a mulheres no transporte público, uma propaganda do Metrô de São Paulo, veiculada na rádio Transamérica, diz que os vagões lotados tem uma vantagem: a possibilidade de "xavecar a mulherada". Na tarde de terça-feira (25/3), o Metrô de São Paulo divulgou nota oficial comunicando que o conteúdo do anúncio era ;inapropriado; e que a propaganda já foi retirada do ar.

O narrador é Gavião, conhecido personagem de humor da Transamérica. O Metrô alegou que contratou uma vinheta publicitária com um texto como base, com espaço para improvisações. A propaganda foi veiculada ao vivo e, por isso, teria ocorrido o problema. A estatal paulista assegurou que, assim que soube do problema, determinou a suspensão do contrato com a rádio. Conforme justificativa da empresa, os radialistas fugiram do tema que havia sido acertado previamente. O departamento jurídico da Transamérica está analisando o caso e, só depois, deve se pronunciar sobre o assunto.



O governo de São Paulo foi acionado no Ministério Público. Dois deputados petistas pediram a instauração de um inquérito para apurar a responsabilidade dos envolvidos no anúncio. De acordo com números da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, 29 homens foram flagrados, só neste ano, assediando mulheres dentro de trens e estações do Metrô. Dois foram acusados de estupro e o restante, por importunação ofensiva ao pudor.