Jornal Correio Braziliense

Brasil

Pelo menos 70% dos policiais federais aderem à greve de três dias

Segundo o Sindipol, o ponto alto do movimento será um ato em frente ao Ministério da Justiça nesta quarta-feira, onde estarão presentes agentes de todo o país

Agentes da Polícia Federal (PF) de todo o Brasil a partir desta terça-feira (11/3). A paralisação deve durar três dias. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal ( Sindipol), 70% da corporação nacional está parada.

A greve faz parte do Movimento Padrão Fifa, que pretende, entre outras reivindicações, protestar contra a falta de segurança pública na Copa do Mundo.

[SAIBAMAIS]Segundo o Sindipol, o ponto alto do movimento será um ato em frente ao Ministério da Justiça, na quarta-feira (12/3). No encontro, estarão presentes policiais federal de todo o país. O sindicato informou ainda que além de reivindicarem seguranaça na Copa, os grevistas pedem recomposição inflacionária, reestruturação salarial e de carreira.



Para a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que representa sindicalmente mais de 20 mil pessoas, as maiores fragilidades da Segurança Pública no Brasil estão nas fronteiras e nos aeroportos. Eles afirmam que nestas duas frentes o que se observa são falhas graves de gestão. A Fenapef protesta contra o descaso com o policiamento aeroportuário, e abandono de agentes federais treinados e experientes. "Afinal, é mais inteligente evitar o embarque de um terrorista, e não ter que abater um voo comercial com 300 passageiros em áreas urbanas", diz o comunicado da federação.

O Correio entrou em contato com a comunicação da Polícia Federal, que informou que não vai se manifestar com relação ao movimento grevista.