O vôo 011 da companhia aérea TAP, que vinha de Lisboa para o Recife, fez um pouso não programado neste domingo na Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África. O pouso estava previsto para as 21h15 mas foi cancelado, de acordo com o balcão de informações da Infraero no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, porque a aeronave, um Airbus A330-200, apresentou problemas técnicos. Nele estavam pernambucanos como o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que foi para a Europa no sábado de carnaval, os arquitetos Turíbio Santos e Zezinho Santos, além do jornalista Clóvis Andrade e sua esposa.
O piloto aterrissou no continente africano para que fosse realizada a manutenção do avião. Após a chegada na capital pernambucana, o voo, que traria 271 passageiros, deveria seguir ainda ontem para Lisboa com 260 pessoas utilizando a mesma aeronave. Com o incidente, os passageiros que seguiriam do Recife para Lisboa foram acomodados no Mar Hotel, em Boa Viagem. A previsão é de que o voo 011 chegue ao Recife nesta segunda-feira às 10h15, utilizando a mesma aeronave. A partida para Lisboa deve ser realizada às 11h45.
Os passageiros que perderam o voo para a Europa reclamaram da falta de informações por parte dos funcionários da TAP, que não informaram os motivos do cancelamento do voo e apenas forneceram transporte para o hotel. Alguns estão preocupados com as conexões que perderam. É o caso da brasileira Nancy Centelegue, que viaja com cinco pessoas e perdeu a conexão para a Itália e ainda não sabe quando vai embarcar para a Itália.
A assessoria do senador disse que ele está bem e que todos os passageiros já estão acomodados na Ilha do Sal.