Jornal Correio Braziliense

Brasil

Com 16%, Sistema Cantareira atinge o menor volume de água da empresa

Na semana passada, o governador do estado de São Paulo admitiu que a Sabesp já trabalha com a hipótese de usar parte dos 400 milhões de metros cúbicos do volume morto do Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira, responsável por levar água à metade da população da região metropolitana de São Paulo, está com 16,1% da sua capacidade de armazenamento. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é o menor volume de água registrado pela empresa.

[SAIBAMAIS]Na semana passada, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu que a Sabesp já trabalha com a hipótese de usar parte dos 400 milhões de metros cúbicos do volume morto do Sistema Cantareira. Volume morto é a parte do reservatório que não é alcançado atualmente pelas bombas. A Sabesp estuda instalar equipamentos para a retirada do volume morto.



No início do mês de fevereiro, o governo estadual lançou campanha para incentivar a economia de água, na qual os consumidores que usarem menos 20% da sua média de consumo, terão 30% de desconto na tarifa. Ainda não há balanço dos resultados.