Jornal Correio Braziliense

Brasil

Marchinhas de carnaval marcam ação de prevenção em trens do Rio

Trem da Prevenção é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, em parceria com a SuperVia, concessionária responsável pelo sistema de trens do Rio

O combate à dengue e a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foram tema de marchinhas de carnaval nesta quarta-feira (26/2) nos trens que circulam na capital fluminense. O Trem da Prevenção é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, em parceria com a SuperVia, concessionária responsável pelo sistema de trens do Rio, que se repete desde 2010 na época do carnaval e em períodos de grande incidência de casos de dengue na cidade.

Agentes comunitários, educadores, agentes de vigilância em saúde, atores e músicos da Comlurb e do grupo Pela Vida percorrem as estações de trem ; do Engenho de Dentro à Central do Brasil ; tocando, cantando, dançando e informando, com panfletos sobre a prevenção da dengue e das DSTs.

[SAIBAMAIS]Vestida de mosquito da dengue, a agente de vigilância em saúde Rosângela Araújo, integrante do grupo de teatro de fantoches A Turma do Juninho Contra a Dengue, estava entre os que dançavam e distribuiam panfletos nas estações de trem. ;Quando chegamos com música, a canção fica na cabeça das pessoas, que levam as questões do combate à dengue para casa, para os filhos;, disse ela.

Leia mais notícias em Brasil

Integrante do Grupo Pela Vidda, a drag queen Karina Karão, que trabalha pela valorização, integração e dignidade dos portadores de aids, era uma das mais animadas do bloco. ;Ei, você aí, é bom se prevenir, é bom se prevenir;, cantava Karina, enquanto entregava camisinhas a passageiros em um dos vagões na altura de São Cristóvão, zona norte do Rio. Ela já havia participado do Trem da Prevenção em 2012. ;No ano passado, não consegui folga, mas hoje pedi e estou aqui, pois participar deste evento maravilhoso. A gente brinca, se diverte e aproveita tudo isso para ajudar as pessoas a se prevenir e a lutar por um Rio sem homofobia.;

Cida Santos, que pegou o trem com a amiga Rose de Souza para fazer compras no centro da cidade, entusiasmou-se com a música. ;Bota camisinha, bota, meu amor, hoje está chovendo, não vai fazer calor. E olha a camisinha;, ressaltou Cida, mostrando um dos preservativos que ganhou. ;É uma iniciativa é muito legal. Propaganda com alegria, é assim que deve ser;, disse ela.

A fisioterapeuta Gleide Dutra explicou que raramente pega o trem para ir de casa, no Engenho de Dentro, para o trabalho, no centro, e que o bloco da prevenção foi uma boa surpresa. ;A gente já começa bem o dia, feliz. Eu estava estressada e agora, não. Foi bom, pois descontraiu. E essa coisa lúdica acaba envolvendo as pessoas na campanha;, acrescentou Gleide.

Os preservativos e o material com informações e orientação sobre as doenças foram distribuídos também nas estações Central do Brasil, de Madureira e Bonsucesso e do Engenho de Dentro.