[VIDEO1]
O vídeo "Dura" produzido pelo elenco de humoristas do Porta dos Fundos, irritou alguns policiais militares do Rio de Janeiro. Após a divulgação da esquete, o ator Fabio Porchat recebeu diversas ameaças. Os textos de repúdio à gravação, publicados no "Blog do Soldado" - página não oficial que defende a corporação, fizeram a família de Porchat pedir apoio ao Congresso Nacional.
Mensagem como: "você não sabe o ódio que despertou em todos nós policiais militares, ao postar esse vídeo. Humilhou a todos" e "bem que esse Fabio Porchat deveria levar umas belas de umas porradas por esta humilhação que proferiu contra os pm;s", levaram o pai do ator, o ex-deputado Fábio Porchat, a procurar ajuda no Congresso Nacional.
O pai enviou uma carta ao senador Álvaro Dias pedindo que as autoridades pertinentes tomem providências e apurem as ameaças. "Fábio está sendo ameaçado abertamente nas redes sociais. Temo pela sua integridade física e até pela sua vida e desde já responsabilizo aqueles mandatários hipócritas e covardes pelo que lhe possa acontecer" diz o ex-deputado.
No pronunciamento feito no Plenário, na tarde de segunda-feira (10/9), Álvaro Dias leu a carta enviada pelo pai do humorista e listou algumas medidas que podem ajudar a identificar o suspeito.
;Imagino não ser tão difícil para as autoridades públicas identificar o responsável ou os responsáveis por estas ameaças, principalmente as que foram feitas por intermédio do Blog do Soldado. É preciso impedir que fatos desta natureza prosperem no Brasil, porque se trata também de uma afronta à liberdade de expressão e de opinião, ou seja, uma afronta a uma liberdade essencial do cidadão;, afirmou o senador.
O senador fez uma carta onde descreve a denúncia, também encaminhada para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O governador Sergio Cabral recebeu um ofício assinado por Dias.
O vídeo
;Dura; mostra dois cidadãos comuns, um deles interpretado por Fabio Porchat, interpelando com truculência dois policiais que estão dormindo dentro de uma viatura.