Jornal Correio Braziliense

Brasil

Jovens se casam em estilo gótico e causam polêmica em cidade de Minas

Na cerimônia de casamento, realizada em janeiro, os noivos e convidados se vestiram de preto, cor característica da cultura gótica



Wesley não considera que tenha desrespeitado a tradição católica. Segundo ele, desde outubro de 2013 o casal vinha seguindo todos os trâmites para receber o sacramento matrimonial. O tatuador considerou como preconceito as pessoas considerarem o casal satanista e praticante de magia negra. ;Peço a Deus que me dê força para enfrentar tudo que é contra. É um casamento legítimo e não há o que contestar;, disse.

Cultura

No Brasil, a cultura gótica ficou conhecida no começo da década de 1980 como ;dark;. Ela teve início no Reino Unido, no final da década de 1970, inspirada no gênero pós-punk. É um estilo de vida, associado à música dar-kwave, gothic rock, pós-punk, ethereal wave. O visual dos adeptos chama atenção pelas roupas pretas, maquiagem pesada e penteados alternativos, com cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados, às vezes, tingidos com cores fortes, além de uma certa bagagem filosófica e literária. A música glamoriza a decadência, o ni-ilismo, o hedonismo e o lado sombrio. Originalmente, gótico deriva-se de godos, povo germânico considerado bárbaro que se extinguiu aproximadamente em 700 d.C. Como metáfora, o termo foi usado para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica, da baixa Idade Média e, por consequência, toda produção artística no começo do período renascentista.