O aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil em 2013 superou a média do crescimento mundial e foi quase três vezes maior que a alta verificada nos demais países da América do Sul. Enquanto o total de estrangeiros que fazem turismo registrou alta de 5% no ano passado, conforme dados da WTO (Organização Mundial do Turismo, na sigla em inglês), no Brasil esse índice foi de 6%, conforme dados preliminares da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), com o ingresso de pelo menos 6 milhões de turistas estrangeiros.
Ainda de acordo com os dados da WTO, o aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil foi praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais países da América do Sul, região onde Brasil e Argentina são os principais receptores de turistas estrangeiros.
;No caso do Brasil, o bom desempenho de 2013 foi influenciado pela Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e pela maior exposição do país no cenário internacional em função de grandes eventos como a Copa do Mundo, que começa em junho próximo, e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro;, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Dino afirmou que o ano de 2013 foi de grande exposição para a imagem do Brasil e que os grandes eventos que o país sediou proporcionaram que os destinos nacionais tivessem destaque nos principais meios de comunicação do mundo. Segundo ele, a meta para este ano é, aproveitando essa maior exposição do Brasil, atingir 7 milhões de turistas estrangeiros.
;O resultado mostra que o governo da presidenta Dilma Rousseff caminha na direção certa da preparação dos megaeventos, garantindo uma boa imagem do país no exterior;, avalia Dino. ;É isso que temos mostrado em campanhas publicitárias, ações de relações públicas e nos eventos de promoção realizados nos principais emissores como América Latina, Europa e Estados Unidos;.