Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fiscalização mais intensa leva à apreensão de 31 embarcações no Rio

Foram 757 abordagens e 13 das embarcações apreendidas feitas pela Capitania dos Portos, que resultaram em 82 notificações

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CP-RJ) fez, desde 16 de dezembro do ano passado, um total de 4.584 abordagens a embarcações que circulam nas praias das costas Verde e do Sol, o que resultou em 563 notificações e em 31 embarcações apreendidas. A ação é resultado da intensificação das atividades da Operação Verão nas agências e delegacias da CP-RJ no estado.

Foram 757 abordagens e 13 das embarcações apreendidas feitas pela Capitania dos Portos, que resultaram em 82 notificações. A delegacia de Angra dos Reis, na Costa Verde, foi a segunda com maior número de abordagens (921) e de apreensões, com nove. Foram notificados 154 proprietários e/ou condutores. Também na Costa Verde, a agência de Paraty fez 666 abordagens e notificou 72 embarcações, mas nenhuma foi apreendida. O maior número de abordagens ocorreu no município da Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde a agência local da Capitania dos Portos inspecionou 1.317 embarcações, com 138 notificações e 4 apreensões.

A Operação Verão objetiva, segundo a Capitania dos Portos, ;fortalecer a segurança da navegação e salvaguardar a vida humana no mar;, principalmente na orla marítima. A maioria das notificações foram relativas à falta de habilitação do condutor, ausência da tripulação mínima necessária à condução da embarcação e à falta de documentos de porte obrigatório, tais como seguro e título de inscrição. A Capitania dos Portos esclareceu que a intensificação da fiscalização vem acompanhada de ações educativas feitas com as entidades náuticas, divulgando as principais normas de segurança da navegação.