Rio de Janeiro ; Os municípios de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do estado, estão em alerta máximo devido ao aumento do nível de rios que cortam essas cidades. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora a cheia dos rios no estado, o alerta máximo é o mais grave em uma escala de quatro níveis e significa que o rio já atingiu 80% do nível de transbordamento.
No caso de São João de Meriti, o problema é com o Rio Pavuna, que já transbordou e provocou enchentes no município nas chuvas dos dias 10 e 11 de dezembro. Em Bom Jesus, a preocupação é com o Rio Itabapoana, que também transbordou em meados de dezembro, deixando desabrigados no município.
Na Baixada Fluminense, dois municípios estão em alerta, o segundo mais grave da escala do Inea, devido ao nível do Rio Capivari: Belford Roxo e Duque de Caxias. Choveu na noite de segunda-feira (30/12) no Grande Rio, provocando alagamentos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira (31/12) é de dia parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas isoladas em todo o estado.