Jornal Correio Braziliense

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Temporais atrasam 168 voos previstos e outros 49 são cancelados

No aeroporto de Brasília, o tempo de espera na fila do check-in superou duas horas no início da manhã



Os passageiros de avião ainda sentem os reflexos da forte chuva que atingiu os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo na noite de quinta-feira (5). A suspensão de pousos e decolagens nos aeroportos da região há dois dias provocou um efeito dominó que afeta terminais em todo o país até hoje (7).

Os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, e Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, ficaram interditados por várias horas. O problema afetou todas as companhias aéreas, principalmente a Gol, que teve a malha aérea impactadas até a manhã de hoje.

Segundo a empresa, os atrasos provocaram a diminuíram do número de funcionários disponíveis, porque algumas tripulações tiveram a jornada de trabalho afetada, e a companhia teve que respeitar os limites legais da carga horária da categoria.

[SAIBAMAIS]

Em nota, a Gol informou que trabalha para normalizar as operações ao longo do dia e lamenta o desconforto causado aos passageiros. No aeroporto de Brasília, o tempo de espera na fila do check-in superou duas horas no início da manhã.

Com voo marcado para o Aeroporto de Congonhas, a professora Marylisi Thuler estava há uma hora e meia na fila do check-in da Gol. ;Ninguém da companhia fala nada. É um absurdo. Estou na fila de prioridades e corro o risco de perder o voo. O pior é que há grávidas e pessoas com necessidades na fila esperando há muito mais tempo que eu.;

Indo para Navegantes (SC), o casal de aposentados Jaime Borba e Maria Nilce Borba estava com medo de perder a conexão em São Paulo. ;Meu embarque é daqui a 40 minutos e ainda tem muita gente na minha frente. Uma funcionária [da Gol] grita o tempo todo e remaneja os passageiros para as filas prioritárias, mas não sei se vai dar tempo;, disse ele.

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Vereador em Marabá (PA), Ubirajara Sempre havia perdido um voo na TAM por motivos pessoais e reclamou que a Gol se recusou a vender passagens hoje pela manhã. Ele acredita que os problemas operacionais tenham feito a companhia deixar de comercializar as passagens nas lojas do aeroporto. ;Consegui as passagens, mas foi por meio de uma agência de turismo;, conta Ubirajara, que passou uma hora e 50 minutos na fila para despachar a bagagem.

Até as 14h, dos 1.306 voos previstos, 243 (18,6 %) estavam atrasados e 62 (4,7%) haviam sido cancelados.