Jornal Correio Braziliense

Brasil

Tribunal do Rio consegue mais de 350 acordos na semana de conciliação

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em todo o país tem o objetivo de fazer resolver os processos de pequenas causas. As conciliações ocorrem em todas as comarcas do Rio

Mais de 600 audiências foram feitas e 350 acordos fechados na 8; Semana Nacional de Conciliação na capital fluminense. A semana de conciliação, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai até sexta-feira (6/12). A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país tem o objetivo de fazer resolver os processos de pequenas causas. As conciliações ocorrem em todas as comarcas do Rio.

Para o advogado Jonatas Luiz Santos, a conciliação tem o objetivo de encurtar o processo. "É feito um acordo entre as partes e que se resolve bem rápido, sem que o processo tenha que ir a julgamento, também não tem nenhuma instrução. Quando dá para resolver assim e as partes chegam em um acordo, o processo é bem mais rápido", disse.



No primeiro dia de conciliação, a Justiça fluminense alcançou um índice de 80% de acordos. Ao todo, foram feitas 317 audiências e firmados 227 acordos referentes a 292 jurisdicionados. No segundo dia, a porcentagem foi 52,8%, e as audiências voltadas para atender exclusivamente conciliações com bancos. Foram 295 audiências e firmados 131 acordos.

Na conciliação desta quarta-feira (4/12), foram atendidas ações relativas a empresas de varejo.