Jornal Correio Braziliense

Brasil

Parentes aguardam resgate de vítima desaparecida em desabamento em SP

O pai do rapaz tem certeza de que o filho estava dentro do prédio no momento do acidente

São Paulo - Parentes do operário que pode estar soterrado nos escombros do prédio que desabou na noite de segunda-feira (2/12) aguardam esperançosos, em frente ao local da tragédia. Eles esperam ver Edenilson Jesus dos Santos, 23 anos, vivo. O Corpo de Bombeiros busca o operário há mais de 17 horas. O pai do rapaz, Giuldásio Paulo Jesus Santos, 49 anos, tem certeza de que o filho estava dentro do prédio no momento do desabamento.



Segundo o capitão, durante as buscas, os bombeiros encontraram um chuveiro aberto, confirmando a possibilidade de que Edenilson estivesse tomando banho na hora do desastre. O local foi isolado para diminuir o barulho externo e tornar possível ouvir qualquer ruído do local dos escombros. Há também a hipótese de que Edenilson esteja vivo, porém desacordado. Segundo Rodrigues, existem oito lajes sobrepostas ao segundo subsolo. ;A estrutura está instável e pode ter novo desabamento;, disse.

A prefeitura de Guarulhos informou que o alvará de construção do edifício foi emitido no dia 23 de novembro do ano passado. De acordo com o documento, funcionará na área de 3,7 mil metros quadrados um condomínio residencial de 30 apartamentos e dois salões comerciais.

A empresa Salema Comércio, Construção e Projetos Ltda, responsável pela obra, solicitou à prefeitura em maio deste ano um pedido de substituição do projeto para que fosse acrescentado um mezanino em um dos salões comerciais. A prefeitura considerou que a obra atendia aos requisitos legais e técnicos, e o alvará foi expedido em 6 de novembro deste ano.

O advogado da Salema, Maurício Monteagudo, disse que a empresa vai entrar em contato com equipe de engenheiros para fazer o levantamento necessário das causas do acidente, além de verificar a extensão dos danos às pessoas e aos imóveis próximos. Será dado todo o respaldo jurídico e psicológico para reparar os danos, de acordo com ele.