Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lança nesta sexta-feira (29/11) às 19h, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, na zona sul do Rio, um guia de trilhas de visitação de uma das principais unidades de conservação do estado, o Parque Estadual da Pedra Branca. O guia terá texto bilíngue em português e Inglês, mapas e fotos. Além disso, apresenta dados da fauna e flora e traz roteiros de 23 trilhas e travessias.
Criado em 1974, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange 17 bairros da zona oeste do município do Rio de Janeiro e tem 12.393 hectares de Mata Atlântica, o que o torna um dos maiores parques urbanos do mundo. Sua história está diretamente ligada à expansão urbana da cidade em direção à zona oeste.
Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, o guia ficará disponível no site do instituto e alguns serão distribuídos em edição impressa para o público-alvo. "A tiragem do guia foi 1.500 exemplares, mas ele estará disponível na íntegra, para download gratuito, no site do Inea, a partir da próxima semana", disse.