O advogado e professor universitário Pedro Dallari foi eleito nesta segunda-feira (25/11) coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A coordenação da CNV é ocupada de forma rotativa por seus membros a cada três meses. Sexto coordenador do colegiado, Dallari substitui o advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que exerceu a função entre agosto e novembro deste ano.
O primeiro coordenador da comissão, Gilson Dipp, deveria permanecer no cargo por seis meses, mas, por motivos de saúde, licenciou-se em setembro de 2012 e foi substituído pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que, em seguida, exerceu mandato efetivo até fevereiro deste ano.
Leia mais notícias em Brasil
Dallari foi nomeado membro do colegiado em setembro deste ano pela presidenta Dilma Roussef, após a saída de Fonteles, que renunciou ao cargo no dia 18 de junho, alegando motivos pessoais. Na CNV, Dallari exerce a função de coordenador do relatório da Comissão da Verdade.
Criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, a CNV tem por finalidade apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.