O consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro fez um alerta aos turistas e residentes norte-americanos que estiverem na capital carioca, na última sexta-feira (22/11). O comunicado, divulgado na internet, alerta para o crescimento de registros de arrastões nas praias do Leblon, de Copacabana, de Ipanema e do Arpoador, registrados nos últimos dias.
O comunicado alerta para o uso de smartphones, cordões e outros objetos de valor que possam chamar a atenção de ladrões, além de sugerir que os turistas deixem os passaportes em local seguro, portando apenas um cópia do documento.
[SAIBAMAIS]Nas praias da zona sul fluminense foram colocadas delegacias móveis para atender a vítimas de arrastões. A intenção é garantir que as pessoas que tenham objetos roubados não deixem de registrar a ocorrência, considerada fundamental para a identificação dos autores do crime.
A unidade, que funciona em um ônibus, será implantada após uma série de assaltos a banhistas registrados no feriado da última quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, e, no último feriado prolongado, da Proclamação da República (15/11).