Brasil

Rio Grande do Norte vai sediar evento mundial sobre seguridade social

Organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (Aiss), o evento ocorre a cada três anos e reúne mais de 150 países

postado em 31/10/2013 15:51
A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi escolhida nesta quinta-feira (31/10) para sediar, em 2016, o Fórum Mundial de Seguridade Social, maior evento de debate sobre o tema no mundo. Organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (Aiss), o evento ocorre a cada três anos e reúne mais de 150 países. Será a primeira vez que o Brasil sedia o encontro, que este ano será feito em Doha, capital do Qatar, em novembro.

Cidade do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, a capital potiguar garantiu o evento em solenidade de assinatura da carta de intenção, que ocorreu hoje em Brasília. O documento foi assinado pelo próprio ministro; pelo secretário-geral da Aiss, Hans Horst Konkolewsky; pela governadora Rosalba Ciarlini; e pelo prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves.

Na cerimônia, a governadora e o prefeito exaltaram os atrativos turísticos da capital potiguar e as obras que estão sendo executadas para preparar a cidade para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, eleito pelo Rio Grande do Norte.

;Creio que desapareceu qualquer suspeição de que Natal foi escolhida porque sou ministro da Previdência;, brincou Garibaldi, ao falar com o secretário-geral da Aiis após a apresentação dos atrativos da cidade. ;Natal tem todas as condições de receber bem as 157 delegações que se reunirão no fórum. Não vai faltar esforço [para organizar o evento]. A cidade é bela e vai ficar mais bonita ainda;, acrescentou o ministro.



Já o prefeito Carlos Eduardo Alves atribuiu a escolha da capital ao prestígio do ministro. ;Se na Previdência não tivesse um norte-grandense, que já foi prefeito e duas vezes governador, provavelmente o ministro ia levar [o fórum] para outro estado. Garibaldi trabalhou muito para que esse evento ocorresse [em Natal];, discursou Carlos Eduardo Alves.

De acordo com o Ministério da Previdência, a Aiss é a principal organização internacional das agências e instituições de seguridade social. O Fórum Mundial de Seguridade Social tem como objetivo promover e fomentar a excelência na administração da seguridade social, por meio de consultorias especializadas, do acesso à informação, de plataformas e diretrizes práticas, para promover um sistema de seguridade social dinâmico em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação