Jornal Correio Braziliense

Brasil

Manifestantes fecham rodovias em Minas Gerais contra reintegração de posse

Membros de ocupação perto da Lagoa Várzea das Flores tentam impedir reintegração de posse da área. Grande efetivo da polícia trabalha na região. Outro grupo de cerca de 400 pessoas faz manifestação contra ação de despejo em área ocupada perto da Ceasa Minas

; Ethel Corrêa - TV Alterosa





Para motoristas que seguem em direção a Sete Lagoas, a PRF pede que evitem a BR-040 e passem pelo caminho alternativo nas MGs 10 e 424, entrando por Pedro Leopoldo. Sobre a ocupação perto da Ceasa, a PM ainda não tem detalhes sobre a reintegração de posse, diferente do processo na Várzea das Flores que já está decidido pela Justiça. Na segunda-feira, cerca de 500 manifestantes fecharam a rodovia por quase cinco horas pela manhã. Eles montaram barricadas com pedaços de madeira, pneus, e colocaram fogo para impedir o cumprimento do mandado de reintegração de posse em favor da prefeitura de Contagem. A área de proteção ambiental foi invadida em 2 de novembro de 2012 por 300 famílias.

De acordo com representantes da comunidade, a área estava ociosa. %u201CJá temos mais de 100 casas construídas. Muitos estão inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida e até agora nada%u201D, reclamou o vendedor ambulante Geraldo Gusmão. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem, o impacto da ocupação é perigoso por causa do desmatamento e das queimadas, que põem em risco o abastecimento da lagoa, que fornece água a 400 mil famílias da Grande BH. A prefeitura informou que abriu cadastro das famílias para um programa de moradia, mas apenas 80 aderiram.

Com informações de Pedro Ferreira