Os estudantes do nível 1 (6; e 7; ano do ensino fundamental) fazem uma prova discursiva com cinco questões a serem resolvidas em até quatro horas e meia. Os alunos do nível 2 (8; e 9; ano do ensino fundamental), do nível 3 (ensino médio) e do nível universitário (graduação) fazem duas provas discursivas, com três questões em cada dia.
Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 17; Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.
Em Brasília, 48 alunos fizeram a prova no departamento de matemática na Universidade de Brasília (UnB). Nathália Oliveira Pereira, de 12 anos, aluna do 8; ano do Colégio Militar, espera ganhar uma medalha. ;Se for de ouro, melhor ainda,; disse. Ela é medalhista de ouro em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ganhou menção honrosa na OBM do ano passado. ;Matemática sempre foi minha matéria favorita. Eu me preparo muito para as provas.;
Para Vítor Amor Wolfgram, de 16 anos, que cursa o 3; ano do ensino médio do Colégio Podiom, só o fato de chegar à reta final já é um grande feito. ;A prova é muito difícil. O nível é mais alto que o da prova do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica];.
Leia mais notícias em Brasil
A OBM é realizada desde 1979. Os objetivos são estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde estão os melhores estudantes de cada país na área.