Jornal Correio Braziliense

Brasil

Guia internacional elege Parque da Tijuca como melhor lugar para caminhar

Escolha foi feita pelos editores do próprio Lonely Planet e foi bem recebida pelo chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro

Rio de Janeiro - O Parque Nacional da Tijuca, unidade de conservação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), na capital fluminense, foi eleito esta semana pelo Lonely Planet, considerado o maior guia de viagens do mundo, o melhor lugar para caminhadas em área urbana.

A nova edição do Lonely Planet lista mil aventuras ao redor do planeta e faz um ranking dos melhores locais. O ranking coloca as trilhas do parque carioca acima das de outros lugares como Londres, capital inglesa; Cidade do Cabo, na África do Sul; Sidney, na Austrália; e Vancouver, no Canadá.

A escolha foi feita pelos editores do próprio Lonely Planet e foi bem recebida pelo chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro. Para Ernesto, "o prêmio é um reconhecimento ao parque como um local privilegiado em uma cidade inigualável, e também um reconhecimento aos funcionários e voluntários que fazem a sinalização e manutenção das trilhas para garantir a segurança e o lazer dos visitantes", disse.

O Parque Nacional da Tijuca tem quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, além de mirantes, recantos e lagos. O parque recebe cerca de 7 mil visitantes por dia e oferece muitos atrativos como o Corcovado, a Vista Chinesa, a Floresta da Tijuca e a Pedra da Gávea.

Leia mais notícias em Brasil

Segundo o chefe do parque, a unidade passa por obras para melhor atender aos visitantes. "O parque está passando por muitas melhorias, como a construção do complexo Paineiras, centro de visitantes com exposição educativa, restaurantes, banheiros, estacionamentos e lojas de souvenires no acesso ao Morro do Corcovado; e a Trilha Transcarioca, que ligará vários parques, cruzando toda a cidade. No Parque Nacional da Tijuca estão prontos 30 quilômetros de trilhas, ligando o Alto da Boa Vista ao Corcovado", disse Ernesto.

Sobre a segurança do parque, ele declarou que, com as medidas de vigilância adotadas, as ocorrências diminuíram.

"os acessos oficiais são controlados por vigilantes e agentes do ICMBio, e as trilhas patrulhadas com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Apesar de ser um parque nacional, ele não está isolado do contexto da metrópole em que está inserido. O parque é o lugar mais seguro da cidade e, em 4 mil hectares, foram registrados cinco assaltos este ano. A título de comparação, isso representa 0,4% do número de assaltos registrados no bairro de Santa Teresa, vizinho ao parque", disse.