Cerca de 250 motoristas participam neste sábado (28/9) do primeiro dia do Programa No Ponto Certo, da prefeitura do Rio, que dará treinamento a 18 mil motoristas de ônibus da cidade. O objetivo é reduzir o número de acidentes e melhorar a relação com os usuários, além de reforçar o cumprimento de normas como a garantia de gratuidade a idosos, a estudantes de escolas públicas e a portadores de necessidades especiais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, de janeiro a setembro deste ano 20.602 reclamações foram registradas pelo telefone 1746 contra o serviço de ônibus. As principais queixas são não parar no ponto e o mau comportamento dos motoristas.
Cada turma terá um dia inteiro de aula, no sábado ou no domingo. Na aula inaugural, uma idosa, um estudante e um cadeirante conversaram com os profissionais, expondo as dificuldades de seu dia a dia com o desrespeito ao direito garantido por lei. O cadeirante Fábio Fernandes ressaltou aos motoristas que eles têm papel fundamental na inclusão dos deficientes: "Nós necessitamos de transporte de qualidade para sermos incluídos. Se eu quero ir à faculdade, ao trabalho ou à fisioterapia, o motorista é peça fundamental. Se eu não tenho a cabeça boa e ele me trata mal, volto para casa e não quero nunca mais sair".
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Carmelita de Almeida Eduardo, de 81 anos, disse que se sentiu bem recebida pelos motoristas e foi até aplaudida ao contar os percalços de sua relação com o transporte público: "Foi muito bom porque eu estava falando não por mim, mas por todas as minhas amigas que têm vários momentos desagradáveis com motoristas. Além de não parar em várias ocasiões, já teve vez em que ele deu uma arrancada que me fez bater as costas na roleta. Espero que tratem melhor o idoso, que precisa de carinho. Espero que sejam atenciosos, que sorriam e que o cumprimentem"
Alguns motoristas reconheceram a importância do curso para melhorar o relacionamento com os passageiros, mas também reclamaram das condições de trabalho que enfrentam todos os dias: "A importância é dar uma base aos motoristas, que têm uma profissão tão estressante que deixa estressado até quem não é. A gente é muito cobrado, recebe muito pouco e nossa profissão é muito desvalorizada. Só quem senta lá é que sabe".
Até novembro, 7,5 mil motoristas devem ser formados na primeira etapa do treinamento, e os 18 mil devem ser instruídos até o primeiro semestre de 2014. Os motoristas participarão, com especialistas, da elaboração de um código de conduta.
O Programa No Ponto Certo também prevê a participação da população por meio de avaliação dos serviços na central de atendimento da prefeitura (1746) e na central de relacionamento com o cliente da Fetranspor (0800-886-1000). Uma pesquisa de opinião será feita bimestralmente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, de janeiro a setembro deste ano 20.602 reclamações foram registradas pelo telefone 1746 contra o serviço de ônibus. As principais queixas são não parar no ponto e o mau comportamento dos motoristas.
Cada turma terá um dia inteiro de aula, no sábado ou no domingo. Na aula inaugural, uma idosa, um estudante e um cadeirante conversaram com os profissionais, expondo as dificuldades de seu dia a dia com o desrespeito ao direito garantido por lei. O cadeirante Fábio Fernandes ressaltou aos motoristas que eles têm papel fundamental na inclusão dos deficientes: "Nós necessitamos de transporte de qualidade para sermos incluídos. Se eu quero ir à faculdade, ao trabalho ou à fisioterapia, o motorista é peça fundamental. Se eu não tenho a cabeça boa e ele me trata mal, volto para casa e não quero nunca mais sair".
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Carmelita de Almeida Eduardo, de 81 anos, disse que se sentiu bem recebida pelos motoristas e foi até aplaudida ao contar os percalços de sua relação com o transporte público: "Foi muito bom porque eu estava falando não por mim, mas por todas as minhas amigas que têm vários momentos desagradáveis com motoristas. Além de não parar em várias ocasiões, já teve vez em que ele deu uma arrancada que me fez bater as costas na roleta. Espero que tratem melhor o idoso, que precisa de carinho. Espero que sejam atenciosos, que sorriam e que o cumprimentem"
Alguns motoristas reconheceram a importância do curso para melhorar o relacionamento com os passageiros, mas também reclamaram das condições de trabalho que enfrentam todos os dias: "A importância é dar uma base aos motoristas, que têm uma profissão tão estressante que deixa estressado até quem não é. A gente é muito cobrado, recebe muito pouco e nossa profissão é muito desvalorizada. Só quem senta lá é que sabe".
Até novembro, 7,5 mil motoristas devem ser formados na primeira etapa do treinamento, e os 18 mil devem ser instruídos até o primeiro semestre de 2014. Os motoristas participarão, com especialistas, da elaboração de um código de conduta.
O Programa No Ponto Certo também prevê a participação da população por meio de avaliação dos serviços na central de atendimento da prefeitura (1746) e na central de relacionamento com o cliente da Fetranspor (0800-886-1000). Uma pesquisa de opinião será feita bimestralmente.