Instituições de ensino superior realizaram neste sábado (21/9) ações sociais voltadas para as necessidades da comunidade. Essa foi a nona vez em que foi promovido o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, com atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente. Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, cada instituição criou a sua programação. A ideia foi mobilizar 700 unidades de ensino das cinco regiões do país. Em Brasília, 18 instituições ofereceram serviços à comunidade.
Leia mais notícias em Brasil
O professor de psicologia André Moniz disse que as atividades fazem com que haja maior proximidade com a comunidade. Ele foi um dos responsáveis por palestras de orientação a pais sobre criação de filhos e sobre mercado de trabalho. ;A gente abre as portas para acolher a comunidade, tratar de dificuldades reais, com dicas baseadas na psicologia para resolver problemas;, disse. A estudante de psicologia Anna Talita de Araújo, 19 anos, participou das palestras como monitora. ;É importante todo mundo participar;, disse.
A estudante Loyane Moreira, 29 anos, aproveitou uma palestra sobre Direito Previdenciário e do Trabalho para conhecer mais a área. ;A palestra é sobre tema pouco conhecido. Faltam advogados nessa área. E todo mundo conhece um vizinho, um amigo ou algum parente com problemas na área;, disse.
As faculdades também ofereceram serviços de assistência jurídica, curso de reaproveitamento de óleo culinário na produção de sabão e detergente, oficina literária e de libras, além de orientação técnica de engenharia e arquitetura para projetos de reforma, ampliação e construção de casas ou apartamentos, entre outras atividades.