Jornal Correio Braziliense

Brasil

Cariocas poderão acompanhar evolução de áreas reflorestadas no estado

Iniciativa integra o Projeto Contador de Árvores, que tem como principal objetivo incentivar, fortalecer e monitorar o plantio de mudas



De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a meta é dobrar o tamanho da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, nos próximos 20 anos. "Qualquer movimentação desse tipo envolve carro, avião e emissão de carbono, que é a grande febre do planeta. Quando plantamos árvores absorvemos carbono, vamos absorver todo o carbono produzido nas olimpíadas e na Copa do Mundo;.

[SAIBAMAIS]Minc acrescentou que, com o plantio das árvores, será reforçada a proteção dos recursos hídricos, melhorando ;a qualidade e quantidade da água para quem vive aqui". Ele acrescentou que até o momento cerca de 5,5 milhões de árvores já foram plantadas no estado.

De acordo com a secretaria, a Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta, cobrindo atualmente apenas 7% de sua área original. Além da perda de espécies, a degradação da floresta ameaça o equilíbrio do clima e o fornecimento de água doce na Região Sudeste, onde se concentra a maior parte da população brasileira.