Jornal Correio Braziliense

Brasil

Justiça de Santa Catarina retoma julgamento de quase 100 pessoas

A investigação policial concluiu que os 98 réus, integrantes de uma organização criminosa estabelecida nas prisões do estado, foram os responsáveis pelos atentados

O julgamento de 98 pessoas envolvidas em uma onda de atentados em Santa Catarina foi retomado nesta terça-feira (10/9) no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. Eles são acusados de participação em 114 ataques em 37 cidades catarinenses, praticados entre novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Foram registrados atentados, incêndios a ônibus e a carros particulares, além de ataques a bases policiais.

A investigação policial concluiu que os 98 réus, integrantes de uma organização criminosa estabelecida nas prisões do estado, foram os responsáveis pelos atentados. Segundo o inquérito, a ordem dos ataques saiu de dentro das prisões. Escutas realizadas com autorização da Justiça apontaram a participação dos suspeitos.

Marcada para última segunda-feira (9/9), a primeira sessão do julgamento foi suspensa porque os advogados de defesa reclamaram das condições da sala improvisada como tribunal dentro do presídio. Na manhã, desta terça-feira, a juíza Jussara Wandscheer reabriu os trabalhos com o depoimento do delegado Procópio Batista, responsável pela investigação.



O julgamento acontece no complexo penitenciário por causa do grande número de réus. Dos 98 acusados, 78 estão presos, 14 respondem em liberdade e seis estão foragidos. Os depoimentos de 23 réus, levados para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, serão tomados por videoconferência. Considerado um dos maiores já feitos do país, o julgamento deve terminar na quarta-feira (18/9) da semana que vem.