Jornal Correio Braziliense

Brasil

Infraero reabre aeroportos em SC após forte nevoeiro durante a madrugada

De acordo com a Infraero, os aeroportos foram reabertos na manhã desta terça-feira (10/9)

Um nevoeiro marítimo fechou os aeroportos em Santa Catarina (SC), na madrugada desta terça-feira (10/9). O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercilio Luz; o Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder; e o Aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola permaneceram fechados para pouso e decolagem desde as 18h da última segunda-feira (9/9). A Infraero informou que nesta terça-feira (10/9), por volta das 9h30, os aeroportos foram reabertos e operam normalmente.

Segundo a Infraero, o Aeroporto de Florianópolis Hercilio Luz foi fechado por volta das 18h40 de ontem. Em consequência, 41 voos foram cancelados e dez atrasaram. Os cancelamentos e atrasos causaram transtornos a mais de 5 mil pessoas. Pela manhã, as filas de espera ainda eram grandes nos balcões das companhias aéreas. No Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, tres voos foram cancelados e outros quatro atrasaram.

O Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder permaneceu fechado para pouso e decolagem devido a visibilidade e teto reduzidos por praticamente toda a manhã, informou o superintendente, Marco Aurélio Zenni. "Neste período foram cancelados três voos, dois da Azul e um da Gol;.



Ele acrescentou que os passageiros da Companhia Aérea Azul foram enviados de ônibus ao Aeroporto Internacional de Curitiba. Os passageiros da Gol foram realocados em voos da mesma companhia aérea, disse Marco Aurélio. Durante a madrugada ocorreram dez atrasos e três cancelamentos.

De acordo com a meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Marilene Lima, o nevoeiro aconteceu devido a inversão térmica causada em lugares úmidos, com o ar mais pesado e comprimido formado em função do ar quente e vento fraco. O nevoeiro, associado ao ar marítimo, pode ocorrer em qualquer lugar do oceano onde houver diferença de temperatura entre o ar e a água.

Segundo Marilene Lima, a previsão é que o nevoeiro marítimo volte a se formar no fim da tarde e se mantenha até a madrugada de amanhã (10). Esse efeito climático continuará prejudicando não só os voos mas, também, as navegações, até quinta-feira (12), disse a meteorologista. Ela adverte, ainda, que os motoristas tenham cuidado especial ao trafegar na região serrana do estado, onde os nevoeiros serão intensos.