Jornal Correio Braziliense

Brasil

Manifestação contra governador do RJ acaba em confusão na zona sul

A Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, está fechada nos dois sentidos, devido a uma manifestação contra o governador Sérgio Cabral. Organizada pelas redes sociais, o protesto reúne professores estaduais em greve, estudantes e integrantes do Black Bloc, que usam máscaras. A Polícia Militar (PM) interditou os acessos à rua para evitar que os manifestantes cheguem em frente ao palácio, que está cercado com grades e protegido por policiais do Batalhão de Choque.

Para os motoristas que seguem para Botafogo, o desvio está sendo feito pela Rua das Laranjeiras. No sentido contrário, em direção ao centro da cidade, o trânsito está sendo desviado na Praia de Botafogo. Os motoristas estão seguindo pela Rua Senador Vergueiro em direção ao bairro do Flamengo, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura do Rio.

O Túnel Santa Bárbara está com o acesso fechado para a Rua Pinheiro Machado. Os veículos que saem do túnel são desviados para a Rua das Laranjeiras. O trânsito é intenso nas ruas transversais do bairro. A Rua Lauro Sodré, em Botafogo, está com tráfego lento. O fechamento do Túnel Santa Bárbara provoca também problemas de trânsito no Aterro do Flamengo, no Jardim Botânico e no acesso à Barra da Tijuca. Por medida de segurança, a concessionária MetrôRio fechou o acesso à Estação Largo do Machado.

Mais cedo, no Largo do Machado, quando os manifestantes se concentravam para seguir em direção ao Palácio Guanabara, houve confronto entre policiais militares e integrantes do Black Bloc. Uma estudante universitária foi atingida com um tiro de bala de borracha na testa. Um grupo de mascarados se revoltou quando um policial usou uma arma não letal para conter um manifestante, que se exaltou ao ser revistado. Eles lançaram pedras e garrafas na direção dos policiais que revidaram atirando balas de borracha.

Por causa da manifestação, o comércio no Largo do Machado e Laranjeiras fechou mais cedo para evitar saques e depredações.