Jornal Correio Braziliense

Brasil

PM usa bombas de gás para dispersar manifestantes no Rio de Janeiro

Passeata, que começou por volta das 18 horas, na Praça São Salvador, foi impedida pela polícia de se aproximar do palácio

Rio de Janeiro ; Policiais da Tropa de Choque usaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para dispersar manifestantes que tentavam chegar em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade. A passeata, que começou por volta das 18 horas, na Praça São Salvador, foi impedida pela polícia de se aproximar do palácio.

Com a dispersão, os manifestantes se espalharam por ruas internas do bairro e os policiais continuam o patrulhamento no local, usando incluisve carros blindados, conhecidos como caveirões. Com medo de tumulto e depredação, os comerciantes fecharam as portas.


Os manifestantes pedem o impeachment do governador Sérgio Cabral, cobram a localização do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido há exatamente um mês, no dia 14 de julho, na Rocinha, e defendem pautas como o passe livre no transporte e a desmilitarização da Polícia Militar. A maioria é ligada ao grupo Black Bloc, que usa roupas pretas e os rostos cobertos.

Durante o protesto, o trânsito ficou fechado por cerca de 30 minutos na Rua Pinheiro Machado, uma das principais vias da região, que liga o centro à zona sul através do túnel Santa Bárbara.