Jornal Correio Braziliense

Brasil

Aeronática acredita que decisão sobre compra de caças sai até dezembro

Custo estimado do contrato gira em torno de R$ 15 bilhões. O valor elevado do projeto é um dos obstáculos no caminho da compra, em discussão desde 1995

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse na tarde desta terça-feira (13/8) que a presidente Dilma Rousseff deverá decidir em curto prazo a compra de 36 caças prevista na Estratégia Nacional de Defesa. A expectativa da Aeronáutica é que o Palácio do Planalto se posicione até o final deste ano.

"A presidente já sinalizou mais de uma vez e já afirmou que vai tomar a decisão no curto prazo. Ela também está preocupada, é preciso ter Forças Armadas bem equipada", disse Saito, ao falar na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa do Senado (CRE). Estão no páreo as propostas da norte-americana Boeing, da sueca Saab e da francesa Rafale.

Leia mais notícias em Brasil

O custo estimado do contrato gira em torno de R$ 15 bilhões. O valor elevado do projeto é um dos obstáculos no caminho da compra, em discussão desde 1995. "O Brasil é um país em desenvolvimento precisa de recurso párea educação e saúde, é questão orçamentária, de prioridades", disse Saito. As propostas em análise pelo governo deverão ser revalidadas em setembro deste ano.