Rio de Janeiro ; A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro instalou nesta sexta-feira (9/8) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a implantação, fiscalização e operação do serviço de ônibus urbanos. A chamada CPI dos Ônibus foi proposta pelo vereador Eliomar Coelho (PSOL), mas terá como presidente e relator dois parlamentares do PMDB, que apoiam o governo municipal.
Chiquinho Brazão será o presidente da CPI e o Professor Uóston, relator. Brazão recebeu quatro dos cinco votos possíveis. Também integram a comissão Jorginho da SOS (PMDB) e Renato Moura (PTC). Depois da eleição do presidente, dezenas de pessoas que acompanhavam o processo no Salão Nobre da Câmara Municipal avançaram sobre a mesa onde se sentavam os vereadores. Os parlamentares saíram às pressas.
A maioria das pessoas que estava no local queria que a presidência da CPI fosse entregue a Eliomar Coelho, porque foi o parlamentar o quem propôs a comissão. Depois da votação, o vereador pediu que as pessoas fossem para a escadaria, em frente à Câmara, para protestar contra o resultado da eleição.