Jornal Correio Braziliense

Brasil

Embratur: 90% dos turistas estrangeiros da JMJ saíram satisfeitos do Brasil

A pequisa ouviu 500 pessoas foram ouvidas entre 23 e 28 de julho. O governo tem apostado nos megaeventos para manter o setor de turismo aquecido e em ascensão

Quase todos os turistas estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, querem voltar ao país, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). Os dados divulgados nesta quinta-feira (1;/8) ainda serão detalhados, mas já mostram mudanças nas perspectivas dos turistas que vêm de outros países. No total, 500 pessoas foram ouvidas entre 23 e 28 de julho e 89% delas disseram que deixaram o Brasil satisfeitos ou muito satisfeitos com o que viram.



A pesquisa da Embratur mostrou que a maioria dos turistas estrangeiros é formada por argentinos (40%). Paraguai (9%), Chile (8%), Colômbia (7,6%), Peru (4%), México (3,6%) e Bolívia (3,2%) foram os outros países que mais enviaram turistas.

Diferentemente do resultado de um levantamento do governo sobre a impressão dos turistas estrangeiros que estiveram no país durante a Copa das Confederações, em junho deste ano, durante a JMJ os viajantes elogiaram serviços que compunham o rol de preocupações das autoridades brasileiras. A sinalização de pontos do Rio de Janeiro, cidade-sede do evento, foram avaliadas como ótima ou boa por quase 80% das pessoas entrevistadas e mais de 76% dos estrangeiros elogiaram os aeroportos da capital fluminense.

Há poucos dias, uma pesquisa do Ministério do Turismo mostrou que mesmo com os R$ 38,5 milhões destinados às cidades-sede da Copa do Mundo investissem em sinalização turística, os recursos ainda não tinham provocado mudanças significativas.

;Houve melhora nesse quesito. Na Rio%2b20, apenas 40% das pessoas qualificaram bem a questão da sinalização agora foram mais de 76%. Na JMJ verificamos melhorias tanto na sinalização de pontos da cidade quanto na sinalização do evento;, afirmou. Segundo Dino, existem diferentes níveis de maturidade nessa questão, mas as cidades que sediaram outros eventos, como a Copa das Confederações já mostram melhorias nesse tipo de investimento.