Setenta e oito por cento dos consumidores de energia elétrica do país está satisfeito com o serviço que recebe das concessionárias e nem mesmo a questão de cortes de luz chega abalar essa confiança. Esse é principal o resultado da Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial divulgada nesta segunda-feira (15/7), em Brasília, pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que ouviu 25.375 pessoas em 911 municípios de 26 estados, atendidos por 46 distribuidoras que representam 98% dos consumidores do país.
Os números, segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, mostram que ;desde 2005, o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação entre os consumidores brasileiros;. O levantamento é feito desde 1999, anualmente, com 70 perguntas utilizadas para calcular o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP).
[SAIBAMAIS]Os dados mostram aumento do índice de satisfação do consumidor em relação a 2012, de 78,2% para 78,7%, com margem de erro de 1,3 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%. De acordo com o presidente da Abradee, o estudo serve para as empresas do setor direcionarem suas políticas de qualidade e procurarem sanar as falhas existentes e melhorar a gestão empresarial.
Sobre os cortes de energia, Fonseca Leita explica que são feitas três perguntas: se tem faltado energia na residência do consumidor; se a energia demora muito para voltar e se há muita variação da energia na volta do fornecimento. A pesquisa é feita exclusivamente em residências.
Em 2013, as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram variação positiva no desempenho, dentro da margem de erro, em relação ao ano anterior. O Sul teve aumento de 2,2 pontos percentuais no ano, alcançando 87,6% de satisfação. O Nordeste registrou 78,8% de aprovação (melhor resultado em 15 anos) e o Centro-Oeste passou de 66% para 67,7%. Já a região Sudeste apresentou redução de 79,9% em 2012, para 78,8% em 2013, dentro da margem de erro da pesquisa.
Os números, segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, mostram que ;desde 2005, o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação entre os consumidores brasileiros;. O levantamento é feito desde 1999, anualmente, com 70 perguntas utilizadas para calcular o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP).
[SAIBAMAIS]Os dados mostram aumento do índice de satisfação do consumidor em relação a 2012, de 78,2% para 78,7%, com margem de erro de 1,3 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%. De acordo com o presidente da Abradee, o estudo serve para as empresas do setor direcionarem suas políticas de qualidade e procurarem sanar as falhas existentes e melhorar a gestão empresarial.
Sobre os cortes de energia, Fonseca Leita explica que são feitas três perguntas: se tem faltado energia na residência do consumidor; se a energia demora muito para voltar e se há muita variação da energia na volta do fornecimento. A pesquisa é feita exclusivamente em residências.
Em 2013, as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram variação positiva no desempenho, dentro da margem de erro, em relação ao ano anterior. O Sul teve aumento de 2,2 pontos percentuais no ano, alcançando 87,6% de satisfação. O Nordeste registrou 78,8% de aprovação (melhor resultado em 15 anos) e o Centro-Oeste passou de 66% para 67,7%. Já a região Sudeste apresentou redução de 79,9% em 2012, para 78,8% em 2013, dentro da margem de erro da pesquisa.